Histórico
Colégio da Polícia Militar do Ceará

O Colégio da Polícia Militar, criado em 03 de março de 1997, por meio da Lei 12.999, de 14 de janeiro de 2000, situa-se à Av. Mister Hull, s/n, bairro Antônio Bezerra. A sua formação acadêmica é pautada na disciplina e hierarquia, sem desvirtuar o atual método de ensino brasileiro. O maior objetivo da constituição do Colégio é a aproximação da instituição com a comunidade cearense, sendo esta aproximação fundamental para que os escopos da Corporação fossem alcançados. A segunda meta estabelecida é o compromisso de elevar a formação dos jovens alencarinos ao patamar de competitividade educacional, bem como possibilitar uma educação de qualidade aos filhos de militares e civis.

A criação do colégio era uma aspiração antiga dos policiais militares, visto que em 1960 fora criado o Ginásio da PMCE, através da Lei nº 4945, de 06 de setembro de 1960, onde hoje funciona a Escola de Ensino Fundamental e Médio Hermínio Barroso. É uma escola integrante da estrutura da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, conveniada à Secretaria de Educação do Estado. Tal convênio possibilita a cessão de recursos financeiros e materiais, equipamentos escolares, livros didáticos, merenda escolar, professores e outros profissionais. Além dos recursos financeiros oriundos da SEDUC – Secretaria da Educação, o colégio conta com recursos do FDS e do PDDE. A instituição ministra a Educação Básica de Ensino Fundamental e Médio e tem por objetivo oferecer um ensino de qualidade aos dependentes de militares estaduais, de policiais civis e comunidade civil.

 
Histórico

A escola tem como filosofia ministrar a educação básica fundamentada na construção da cidadania responsável através de uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social, inspirada nos princípios da liberdade e solidariedade humana, embasada no gerenciamento participativo que envolva toda a comunidade escolar, aliada a uma disciplina transparente e consciente, onde possa formar cidadãos críticos, participativos e reflexivos.

Atualmente, o Colégio da Polícia Militar, com dezenove anos de funcionamento, recebe o nome de Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó, conforme Decreto Lei nº 30.379, de 06 de dezembro de 2010 e é comandado pelo Cel. PM Francisco Cláudio Bastos Mendonça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *